sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Raiva, A Chateação e o Ser Inteligente

Engraçado, né? A última postagem falei tanto de felicidade... Chega hoje, uma postagem depois, dois dias depois, e venho falar de algo que não deixa ninguém ser feliz: A chateação. A raiva.


Sentimentos tão negativos e tão encruado nos animais. Qualquer animal tem esse sentimento. O ser humano é um animal. Eu sou um animal. O que nos diferencia, é a capacidade de lidar com diversas situações e saber se controlar em muitas outras. O que nos diferencia é saber pensar antes de agir, avaliar as atitudes e tentar não responder a estímulos que possam nos prejudicar.

O problema, é que também faz parte da nossa diferenciação, a habilidade da pirraça inteligente. Saber o que pode atingir o outro. Saber como atingir e prejudicar o outro. Saber como podemos fazer tudo isso de forma que não nos prejudiquemos. Saber utilizar das fraquezas do próximo para podermos subir. Saber que temos poder para dominar o outro "de forma inteligente".

Podemos discernir quem é bom e quem é mau para a gente. Podemos identificar aliados. Podemos identificar ameaças. Podemos manipular situações quando temos mais poder. Podemos pensar quais as palavras certas para aplicarmos em determinados momentos. Podemos avaliar. Podemos simplesmente pensar. Podemos falar.

É triste como boa parte da nossa inteligência é utilizada mais para o negativo do que para o positivo. A energia nuclear é motivo para se ter poder, uma fonte poderosa de energia é mera consequência. O uso de máquinas normalmente é para substituir seres humanos e não somente para melhorar a produção e qualidade dos produtos. A criação de robôs é para estimularmos a preguiça e fazê-los de escravo. Temos até a habilidade de fazermos humanos de escravos. E queremos isso! A escola é para formar "pessoas perfeitas" e não simplesmente pessoas.

E a chateação? E a raiva? Ambas fatalmente estão ligadas a nossa inteligência, mesmo sendo sentimentos primitivos. Ambos são utilizados como armas nucleares, altamente devastadoras. Devastadora, inclusive, da saúde física e mental.

A chateação e a raiva quando unidas à preocupação, formam uma "bomba meteórica" dentro do nosso organismo. Eu sou a prova disso. Quando separadas, me seguro. Quando unidas duas destas, me abalo. Quando as três estão unidas, vou ao chão. E não me considero uma pessoa fraca.

Nunca em minha vida fiquei tantas vezes doente. Nunca em minha vida passo pelo menos 2 dias por semana mal. Nunca em minha vida, cheguei ao ponto de ter dores de cabeça durante 7 dias por semana e 30 dias no mês. Nada físico. Tudo psicológico. Tudo por causa de um, e apenas um, motivo: um indivíduo inteligente.

Inteligente não no sentido de ter um QI além dos padrões, mas sim de ser um ser pensante. De ser um ser que sabe dos próprios poderes. De ser um ser que sabe onde pode atingir os outros. De ser um ser tão inteligente que, quando não pode bater de frente, simplesmente distrai o próximo para que possa atacar pelas costas.

O dom da perseguição está presente na maioria desses seres inteligentes. Perseguição por serem tão pouco inteligentes e tão inseguros, que não conseguem admitir que precisam subir um patamar. É melhor jogar o outro para rolar escada a baixo.

Perseguição que somente os pobres e fracos de espírito tem a capacidade de realizar. Perseguição que pode marcar tanto os perseguidos, que estes podem ficar doentes. Sim... Doentes... Mania de perseguição é doença. Mas, como toda doença, esta pode ser utilizada a seu favor como vacina preventiva. Essa mania de perseguição pode, quando utilizada na medida adequada, trazer muitos benefícios.

São esses benefício que os seres inteligentes de fato conseguem extrair. São esses benefícios que nos fazem crescer. São esses benefícios que nos fazem aprender. São esses benefícios que irão nos proteger dos seres que, de alguma forma e por algum motivo se acham inteligentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário